domingo, 10 de fevereiro de 2013

Como os bebês dormem




Pra ter alguma utilidade na vida além de penico, vou reunir cá nestas mal trançadas linhas uma coletânea de artigos sobre sono de bebês. Eu tive que estudar muito pra não fazer nenhuma sacanagem com meu pequenote (vontade não faltou) como deixar chorar até aprender a dormir (vontade não faltou 2). Sei não mas acho que se você tem algum problema com o sono do seu baby você deveria fazer o mesmo. Minha opinião, né. Vou te ajudar, gruda-ni-mim!

Vamos começar do básico, estudantes? Pega o caderninho da reeloquity e anota aí:


Por Elizabeth Pantley


Trecho extraído do segundo capítulo do Livro Soluções para Noites em Choro.

Os bebês não nascem com o ritmo circadiano (biológico) do adulto. Os ciclos de dormir e despertar do recém-nascido espalham-se pelo dia e pela noite, gradualmente estabelecendo um padrão definido de sono diurno e noturno.


O relógio biológico do bebê começa a amadurecer por volta de seis a nove semanas de vida e não funciona regularmente até os quatro ou cinco meses. À medida que o ciclo biológico amadurece, o bebê atinge um ponto onde passa a maior parte do dia acordado e a maior parte da noite dormindo. Por volta de nove a dez meses, os períodos de sono do bebê consolidam-se de tal forma que ele acorda e dorme no mesmo horário todos os dias, e os períodos de sono são mais longos.


Visto que o relógio biológico é o regulador primário dos padrões diários de dormir e despertar, é fácil entender porque o bebê não dorme a noite toda – e por que esse padrão causas tantos problemas aos pais novatos!


Os bebês passam pelos mesmos ciclos de sono que os adultos, mas os deles são mais curtos e mais numerosos. Além disso, passam muito mais tempo no sono leve do que os adultos, e têm muitos mais estágios intermediários de breve despertar. Há duas razões para bebê dormir assim.


A primeira está ligada ao desenvolvimento. O padrão de sono do bebê facilita o desenvolvimento cerebral e físico. Os bebês crescem em ritmo astronômico durante os dois primeiros anos de vida e seus padrões de sono refletem necessidades biológicas que diferem amplamente daquelas sentidas pelos adultos.


A segunda razão é a sobrevivência. Eles passam a maior parte do tempo no estágio de sono leve. Isso provavelmente ocorre para que possam despertar facilmente em situações ameaçadoras ou desconfortáveis: fome, fralda molhada, desconforto ou dor. Na verdade, o famoso pediatra Dr. William Sears, em The Baby Book, diz: “Incentivar o bebê a dormir profundamente logo no início pode não ser muito interessante para sua sobrevivência ou desenvolvimento".

Todos os estágios do sono são importantes para o crescimento e desenvolvimento infantil. À medida que o bebê amadurece, o mesmo ocorre com o ciclo dr sono; atingir a maturidade do sono é um processo biológico.

O Ciclo de Sono do Bebê

Entender que o sono dos bebê, natural e necessariamente, segue determinado ciclo e fundamental para compreender seus problemas para adormecer e permanecer dormindo. Seu ciclo de sono noturno é mais ou menos assim:


Sonolento, adormece
Sono leve
Sono profundo durante cerca de 1 hora
Breve despertar
Sono profundo por cerca de 1 ou 2 horas
Sono leve
Breve despertar
Movimentos oculares rápidos (MOR, ou REM, em inglês, relacionados aos sonhos)
Breve despertar 
Sono leve
Breve despertar
Sono REM (período relacionado aos sonhos)
Breve despertar
Quase de manhã: outro período de sono profundo
Breve despertar
Sono REM
Breve despertar
Sono leve
Despertar para a rotina diurna



O provável culpado dos seus problemas com o sono? Aquele Breve Despertar!


Agora você sabe que o breve despertar (despertar noturno) faz parte do sono humano normal, qualquer que seja a idade. Todos os bebês o vivenciam. A diferença com o bebê que requer cuidados noturnos a cada uma ou duas horas é que ele envolve os pais em todos os períodos de breve despertar. Essa conclusão foi o momento de “Eureca” em minha própria pesquisa – e, agora que compreendo os ciclos de sono e sua fisiologia, parece-me extremamente óbvio.


De maneira geral, quando o bebê acorda freqüentemente à noite e começa a chorar, ele não está faminto, sedento, molhado ou sentindo-se solitário. Está apenas cansado, talvez tão desesperado para dormir quantos os pais, mas, ao contrário deles, não sabe como fazê-lo!


Imagine isso. Você adormece em sua cama confortável, macia e aquecida com o travesseiro predileto ou cobertor macio. Quando o primeiro despertar noturno ocorre, você muda de posição, puxa as cobertas e depois adormece novamente sem se lembrar do que aconteceu. E se vc acordasse e estivesse dormindo no chão da cozinha sem cobertores ou travesseiros?

Seria capaz de virar de lado e voltar a dormir? Eu, não! Você provavelmente acorda assustado, e sem saber como chegou ali, entra em pânico, volta à cama, procura sentir-se mas confortável, e por fim, adormece – mas não profundamente porque tem voltar ao chão da cozinha. È assim para o bebê que é amamentado, embalado, ou recebe outro cuidado para dormir. Ele adormece embalado, mamando, com a chupeta na boca, etc. E acorda imaginando: “O que aconteceu? Onde estou ? Onde estão mamãe e papai ? Buáaaa!”


O bebê faz uma associação do sono, onde relaciona certas coisas ao fato de adormecer e acredita necessitar delas sempre. Meu bebê, Cole, passou a maior parte dos primeiros meses em meus braços ou colo, com a cabecinha acompanhando o barulho do teclado do computador. Desde o seu nascimento, ele dormiu ao meu lado, mamando até dormir durante o dia e à noite. Quando percebi, já estava com doze meses, firme e totalmente preso à associação entre amamentar e dormir.


Quase todos os livros sobre bebês e sono explicam essa filosofa de associação de sono. Quando a associação é descrita, não há apresentação de soluções suaves. Recomenda-se o processo de chorar até dormir com a intenção de “rompê-la”. Em minha opinião – com a qual você provavelmente concorda, pois optou por ler esse livro -, é uma forma cruel e insensível de ensinar ao bebê uma nova associação, sobretudo quando ele aprendeu a relacionar o sono a um ritual de amor, como ser amamentado ou embalado nos braços dos pais enquanto saboreia o leite da mamadeira. (E qual é a nova associação? “Chorar sozinho em meu berço no escuro é como adormeço?” Uma alternativa nada agradável.)

O que é um problema de sono?

Durante o primeiro ano devida, o bebê acorda frequentemente a noite. Como acabamos de ensinar, isso não é um problema. É uma fato biológico. O problema está em nossas percepções de como o bebê deve dormir e em nossas próprias necessidades de uma noite de sono ininterrupto. Nós, pais, queremos e precisamos de longos períodos de sono para funcionarmos bem em nossa vida ativa. A ideia então é mudar o comportamento do bebê bem devagar, com cuidado e respeito, para atender melhor às nossas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário