terça-feira, 5 de março de 2013

Pepê é um sabiá mesmo! Carambolas!


O Pássaro matutino: acordando muito cedo” Por Elizabeth Pantley

Eu não preciso de despertador. Todos os dias minha filha acorda cedo, normalmente antes das 6hs. Existe alguma maneira de fazê-la dormir mais, ou ela é um pássaro matutino?

É verdade que muitas crianças acordam cedo naturalmente, mas apenas 10% a 15% têm a tendência fisiológica de ser uma cotovia. A grande maioria acorda cedo por razões externas que afetam o seu sono e o horário do seu despertar, e elas podem ser modificadas.

Você pode descobrir se seu pequeno é realmente uma cotovia se: - acorda sozinho alegre e conversador - é mais ativo e enérgico no final da manhã do que no começo da tarde - dorme profundamente - fica cansado após o jantar - dorme cedo e com facilidade - acorda cedo independente da hora em que vai dormir

Se seu filho se encaixa neste caso, você sem dúvida tem uma cotovia em suas mãos. Ainda assim, é possível espremer um pouco mais de sono na manhã se você fizer algumas mudanças na rotina da criança aplicando as seguintes ideias. Se o seu madrugador na se encaixa na descrição anterior, aparentemente ele não é uma cotovia de nascença e você terá um bom resultado encorajando-o a acordar mais tarde.

Primeiro Passo

Uma das razões mais comuns para acordar cedo é simplesmente porque seu filho já dormiu o suficiente! Dê uma olhada na tabela de sono e some as horas do sono da noite do seu filho com as sonecas. Se o seu filho de dois anos está tirando duas horas de soneca e dormindo a noite uma média onze horas de sono. Se ela está indo dormir às 19h, adivinhe o que? Onze horas depois... são 6h! (Lembre-se, muito cedo pode ser definido diferentemente pelas pessoas; muitas pessoas despertam às 5h ou até antes disso, sem considerar como muito cedo).

Mesmo que sua criança esteja dormindo menos horas do que o indicado na tabela ela pode ser um daqueles raros casos de crianças que precisam de menos sono que a media. Em ambos os casos você não pode esperar que ela durma mais de manhã simplesmente porque você foi dormir à meia-noite ou porque ficou acordada à noite com o irmãozinho bebê, e ainda esta cansada. (Ah, mas se funcionasse desta forma!). Se este é o caso em sua casa você tem duas opções. Gradualmente mover o horário de dormir em 10 ou 15 minutos até que ela esteja indo dormir uma hora mais tarde e (oxalá) acorde uma hora mais tarde de manhã. Se você já leu a primeira parte deste livro você saberá que dormir cedo é normalmente melhor para criança, e que algumas vezes a mudança no horário de dormir não afetará o horário de despertar, mas certamente você pode experimentar e ver se você consegue achar um meio termo que funcione para vocês dois.

A outra opção, é claro, é fazer o seu horário de dormir mais cedo para que assim acordar mais cedo funcione para você. Isto pode ser melhor do que você pensa, uma vez que a maioria das cotovias acordam alegres de manhã e estão de mal humor no final da tarde, assim os horários da família vocês poderão ter mais tempo de alegria juntos.

Outras razões para que sua criança esteja acordando cedo

Se você somou as horas de sono de seu filho e determinou que excesso de sono não é o que tem feito com que ele acorde cedo, você pode adicionar algumas horas de sono pela manhã. Antes de entrar nas dicas gerais para encorajar um sono mais longo, ajudará se você descobrir o que tem acordado o seu filho cedo, e como determinar essas questões? Aqui estão algumas coisas que podem estar acordando-a:

- LUZ: a luz do dia, dos postes de rua, ou as luzes da casa podem ser a causa do despertar.
Solução: Cobrir as janelas, mantendo o quarto escuro.

- BARULHO: Algumas crianças despertam facilmente ao ouvir vozes, trânsito, animais de estimação, barulhos na encanação ou vizinhos.
Solução: Use o rádio para sintonizar em uma rádio com música clássica ou um “talk show”, ou uma máquina de barulho branco para mascarar os barulhos externos. Você pode programar o despertador para tocar num volume baixo cerca de uma hora antes do horário que seu filho costuma acordar para que assim os outros barulhos não o despertem. (Não se preocupe, se você está usando um barulho branco ou mantendo o volume baixo isto não a acordará). Outra opção, se você puder, é mudar o local de dormir de seu filho para um quarto mais silencioso.

-RAZÕES FISIOLÓGICAS: Talvez a fralda ou calça enxuta ou pijama está molhado ou ela precisa ir ao banheiro.
Solução: Dê menos líquido para o seu filho uma ou duas horas antes de dormir. Antes de dormir visite o penico várias vezes. Use fraldas noturnas. Se ela está acostumada a usar o penico, ensine-a a chegar no banheiro sozinha durante a noite e deixe a luz do corredor acesa. Ela pode não imaginar que é capaz de fazer isso sozinha se ela nunca o fez!

- CONFORTO: O cobertor caiu, a temperatura da casa está baixa e ela está com frio, ou a temperatura está alta e ela está com calor.
Solução: Ajuste a temperatura a casa, use ventilador (mantenha-o e seus fios fora do alcance) ou mude o que ela costuma usar para dormir, ou o tipo de cobertores da cama dela.

- FOME: O roncado da barriga dela acordou-a. 
Solução: Dê um lanche com pouco açúcar antes de dormir. Deixe um pote com bolachas e um copo d`água próximo à cama.

-HÁBITO: Ela tem acordado cedo há bastante tempo e agora o seu relógio biológico desperta naquele horário.
Solução: Gradualmente ajuste o horário de dormir o das sonecas até que esteja dormindo e acordando num horário melhor.

-ROTINA DE SONECAS: Ela está cochilando muito cedo, muito tarde, com muita frequência ou demais.
Solução: Reorganize a rotina de sonecas de acordo com as informações no capítulo sobre as questões da soneca.

Palavra de mãe: “Eu botei um pedaço de papelão em cima da janela e botei o despertador para tocar música clássica de manhãzinha. Sebastian está dormindo até uma hora mais tarde do que costumava, e não afetou no seu horário de dormir” Candice, mãe de Sebastian (3 anos)

Mais dicas para encorajar um sono mais longo

Frequentemente uma criança que desperta cedo está fazendo isso por hábito, e pode levar algumas semanas de consistentes mudanças antes de você notar um novo horário de despertar. Seja paciente e use as dicas seguintes em conjunto com a lista anterior e as ideias gerais da primeira parte deste livro:

- Aplique os conceitos abrangidos previamente e re-programe o relógio biológico de seu filho. Faça isto mantendo a hora antes de hora de dormir na penumbra, a hora de dormir escura, e o café da manhã claro.

- Mantenha o quarto de seu filho escuro durante todas as horas que você quer que ele durma. Use persianas, cortinas, ou até mesmo um pedaço grande de papelão para manter longe as luzes indesejadas. Faça sua rotina pré-sono lendo com a luz mais fraca possível e termine contando histórias no escuro.
- Programe brincadeiras externas no horário da tarde e do início da noite. Quando você não conseguir faze-las externamente, mantenha a área de brincar clara. Você pode querer investir em lâmpadas que emitem uma luminosidade amarela como os raios solares.

- Tente tratar o despertar cedo como um despertar da noite e responda a seu filho como você costuma fazer com o despertar noturno. Se as janelas estão cobertas e o quarto escuro o seu filho poderá aceitar que ainda é o meio da noite e não de manhã cedo.

- Crianças que acordam cedo, geralmente tiram sonecas cedo, também, tirando o cochilo com uma hora ou duas após acordar. Isto é na verdade o resto do sono noturno! Tente mantê-lo acordado, entre 15 e 30 minutos, a cada dia (no inicio da noite, ou seja, atrasar o horario de dormir a noite) até que atrase em uma ou duas horas do que está agora. Depois de uma semana você verá surgir um novo padrão.

- Sirva o café da manhã 30 minutos à uma hora após o despertar do seu filho. Ela pode ter ativado o seu “alerta de fome” para disparar às 6h. Postergando o café da manhã você poderá conseguir reprogramar o horário em que ela sente fome. Se ela não conseguir esperar tanto tempo, tente um pequeno lanche, como algumas bolachas, e atrase o café completo um pouco.

- Mantenha constante o horário de dormir e acordar nos sete dias da semana. Mudando-o a cada final de semana irá dificulta-lo a encontrar sucesso em razoáveis horários de despertar durante a semana.

O que fazer se a sua cotovia continuar acordando cedo

Se você tentou essas ideias, durante algumas semanas, mas o seu filho continuou acordando cedo, você pode ter que aceitar que é natural dela despertar cedo e ter que abordar o problema de uma forma diferente. Aqui vão algumas dicas:

- Toda noite, depois de seu filho dormir coloque uma caixa de brinquedos perto da cama dela. Alterne os brinquedos de forma que tenha sempre algo interessante e novo na caixa. Diga a ela que quando ela acordar ela dê uma olhada dentro da caixa e pode brincar com tudo que encontrar lá dentro. Seja criativo, mas tenha certeza que os brinquedos são seguros, e é claro, nada barulhento! (se seu filho ainda dorme no berço deixe os brinquedos no final do berço).

- Programe o despertador com uma música agradável, no quarto dela, para despertar num horário razoável. Diga a ela que ela não poderá sair do quarto para acordá-lo antes de ouvir a música.

- Deixe um copo d’água e um lanche, como bolachas, ao lado da cama para que assim que ela acorde ela tenha algo para comer. 

- Grave uma fita com a música ou história favorita de seu filho e mostre para ela como ligar o aparelho. Deixe-a ouvir a fita especial quando ela acordar.

- Convide ela para seu quarto, ou sua cama. Diga a ela que se ela acordar pode vir silenciosamente para o se quarto. Deixe-a subir na sua cama e se aconchegar com você, ou crie uma área de descanso com um saco de dormir no chão para ela. Você pode ata criar um forte, usando um cobertor em cima de uma mesinha, e chamá-lo de ninho matutino. Bote alguns brinquedos e livros dentro e veja se ela brinca silenciosamente antes de acorda-lo.

- À prova de crianças, â prova de crianças, â prova de crianças! Tenha certeza que a sua casa inteira está segura para o seu madrugador, assim se ela ficar perambulando enquanto você estiver dormindo não se meterá em problemas.

- Pratique. Uma vez que você tenha estabelecido algumas ideias para o que você quer que aconteça de manhã, deixe a sua criança mostrar exatamente o que ela vai fazer quando acordar de manhã. Após alguns dias ela vai estar confortavelmente fazendo como você deseja quando ela acordar muito cedo pela manhã, brincando com os seus brinquedos, subindo na cama com você, brincando no seu forte, ou ouvindo as suas músicas.

Minha cotovia irá dormir até tarde algum dia?

Sim, sua cotovia começará a acordar mais tarde de manhã... quando começar a escola e ela tiver que acordar às 6h!!

Frustrante, mas é verdade! Quando as crianças ficam mais velhas muitas delas passam a ser corujas, tendo dificuldades de adormecer num horário razoável, mas dormindo facilmente até a hora do almoço. (Procure meu próximo livro, sobre questões para dormir na idade escolar). 

Este artigo foi extraido do livro The No-Cry Sleep Solution for Toddlers and Preschoolers de Elizabeth Pantley (McGraw-Hill, 2005).

Versão original em inglês:


Tradução: Ana Katz Schuler

Fonte: https://www.facebook.com/notes/solu%C3%A7%C3%B5es-para-noites-sem-choro/seu-filho-acorda-muito-cedo-como-ajuda-lo-a-dormir-um-pouquinho-mais/489487014409046

Nenhum comentário:

Postar um comentário